mercredi 18 février 2009

Gratidão






Mestre: Nissen Shounin:

Kyou mo mata budi de kurasseshi yorokobi ni
Godi o tonaete orei mousseyo

Em português:

Para agradecer por mais um dia
vivido com tranqüilidade,
nada melhor que orar o Sagrado
Namumyouhourenguekyou

Interpretação:

"Viver todos vivem. Porém, viver sem refletir o quanto devemos por estarmos vivendo, não é vida. Se a cada dia que passar simplesmente se tornar mais dono do próprio nariz e esquecendo do sentimento de gratidão, então, pode-se dizer que perdeu completamente a noção do que é vida.
A demonstração de gratidão é o começo da quebra do egoísmo e do orgulho. Por isso é importante. Quando se briga ou reclama geralmente está se esquecendo completamente da gratidão.

Aparentemente somos gratos. Mas, não especificamos a quem e nem especificamos como demonstraremos nossa gratidão. Geralmente demonstramos a gratidão com um obrigado ou compensações de diversas naturezas, o que para o Budismo Primordial é considerado extremamente superficial. Ou seja, troca de agrados e presentes não nos trazem a iluminação e muito menos a felicidade familiar. Apenas saciam um momento através de um gesto que nutri o ego de ambas as partes.
Nada contra troca de presentes e gentilezas. Apenas o alerta de que, não podemos esquecer que o ato de orar todos as manhãs e noites o Darma Sagrado Namumyouhourenguekyou, deve ser prioridade na demonstração de gratidão, e isso todos os dias. É a chave para se viver continuamente dia tranqüilos."

Monge Kyohaku Correia

2 commentaires:

  1. O sentido da gratidão é muito lindo, tanto quanto o amor!

    Tem selo pra você no meu blog. Beijo.

    RépondreSupprimer
  2. OBRIGADO PELO BELO TEXTO. FIZ SEU LINK. FELICIDADES!

    RépondreSupprimer