jeudi 28 mai 2009

Confiança prática



[...] O ego apenas dá a impressão de existir. Parece que há um ego, mas ao mesmo tempo o assim chamado "eu" é na verdade impossível de encontrar.

Agora temos a ideia de que não há um ego verdadeiro. Isso em si é bom. Temos uma compreensão intelectual da vacuidade, mas podemos confundi-la com realização genuína, sendo que não é nada mais que teoria, apenas um pensamento sobre a vacuidade.

Praticamos essa ideia em nossa meditação, solidificando as teorias, e nada mais acontece. Anos podem se passar. Achamos muito difícil progredir além dessa compreensão teórica e ficamos deprimidos. Pensamos: "fiz tudo isso de prática e nada aconteceu. Sou um inútil!". Ou ficamos nervosos, com ressentimento de nosso professor, pensando: "Ele não me deu os ensinamentos certos. Me enganou! Perdi meu tempo!".

Esse é um problema bem sério, um obstáculo bem grande. Na verdade, é o maior erro que podemos cometer. É por isso que coloco tanta ênfase no fato de que é extremamente importante ganhar agora mesmo alguma certeza pessoal, alguma confiança prática na visão, no estado desperto livre de construções mentais. Isso é o que realmente conta. Mas pode exigir alguma preparação.
Chokyi Nyima Rinpoche (Tibete, 1951~)
"Bardo Guidebook"

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire