jeudi 2 avril 2009

Sofrimento no caminho


A causa da felicidade vem raramente,
E muitas são as sementes do sofrimento!
Mas se eu não tiver dor, jamais ansiarei por liberdade.
Então, ó mente, seja firme!
Shantideva (Índia, séc. VIII), O Caminho do Bodisatva6 | 12

Em geral, temos que fazer bastante esforço para obter felicidade, enquanto o sofrimento vem naturalmente. O próprio fato de ter um corpo inevitavelmente envolve sofrimento. Sofrimentos são muitos e suas causas, abundantes.

Uma pessoa sábia pode chegar à felicidade transformando as causas da infelicidade em condições favoráveis. Podemos usar o sofrimento como um meio de progredir. Como Shantideva diz: "se eu não tiver dor, jamais ansiarei por liberdade".

É natural que não gostemos do sofrimento. Mas se desenvolvermos força de vontade para suportar dificuldades, então vamos crescer mais tolerantes. Como diz o texto:

Não há nada que não
Fique fácil através do hábito.
Saber lidar com pequenos problemas
Irá me preparar para tristezas maiores.
(O Caminho do Bodisatva 6 | 14)

Calor e frio, vento e chuva,
Doença, prisão, espancamento --
Não irei me irritar com essas coisas,
Pois fazer isso agravaria meu problema.
(6 | 16)

Dalai Lama (Tibete, 1935 ~)
"A Flash of Lightning in The Dark of Night"

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire